Acidente vascular cerebral (AVC) é uma doença neurológica grave, causada por um problema na vascularização cerebral e deve ser tratada o mais breve possível, pode ser classificado em 2 tipos:

  • ISQUÊMICO: quando há uma obstrução da passagem de sangue pela artéria causando uma isquemia cerebral (morte do tecido). Corresponde há 85% dos derrames, segundo dados de estudos americanos.
  • HEMORRÁGICO: quando há o rompimento de vasos sanguíneos com conseqüente sangramento para dentro da cabeça. O AVC hemorrágico é menos comum (15% dos casos), porém são frequentemente mais mortais.

O aneurisma cerebral é uma dilatação anormal dos vasos do cérebro e pode ser umas das causas de acidente vascular cerebral (AVC) do tipo hemorrágico. Está relacionado a altas taxas de mortalidade e possível comprometimento neurológico dos pacientes (sequelas provisórias ou permanentes). 

Os principais sintomas do AVC são: perda súbita da força muscular, dormência na face, no braço e na perna, tonturas, alterações da memória, formigamento de um lado só do corpo, perda da visão de um dos olhos, podemos acrescentar ainda dor de cabeça muito forte, náusea e vomito, nos casos do AVC hemorrágico.

Dor de cabeça ou Aneurisma?

A dor de cabeça pode ser um dos sintomas do aneurisma, porém nesses casos ela tem início súbito e rapidamente progressivo, diferente das dores de cabeça habituais. A minoria das cefaléias é causado por um aneurisma. Existem vários tipos de dor de cabeça, uma das mais comuns é a enxaqueca essas são mais comuns e, em geral, podem ser tratadas com medicamentos, sendo bem tolerados pelos pacientes. Acredita-se que cerca de 6 milhões de pessoas possuam aneurisma cerebral, sendo que 30,000 irão romper.

Prevenções

  • Se você tem algum parente que sofreu de aneurisma, fique atento aos sinais de dores de cabeça agudas e procure um médico.
  • Mantenha em níveis adequados a pressão arterial.
  • Exerça controle efetivo sobre as taxas de colesterol e triglicérides.
  • Não fume.
  • Esteja atento: dor forte de cabeça, que surge repentinamente, como se você tivesse levado uma pancada, acompanhada de enjoos e vômitos, indica a necessidade urgente de atendimento médico-hospitalar.

× Marque Sua Consulta!