Dúvidas Frequentes

O que é angiografia ou arteriografia cerebral ?

angiografia (arteriografia) cerebral é uma técnica utilizada para a detecção de anomalias dos vasos sanguíneos cerebrais, tais como uma dilatação arterial (aneurisma), uma configuração anormal (malformação arteriovenosa) ou uma obstrução vascular (estenose carotídea).

O que é um aneurisma?

Aneurisma cerebral é uma dilatação que se forma na parede enfraquecida de uma artéria do cérebro.

Qual a causa de um aneurisma ?

Predisposição genética, hipertensão arterial e tabagismo são os fatores mais comuns.

Quanto tempo dura um procedimento de Embolização?

O procedimento é realizado com anestesia geral, dura cerca de 3 horas e, atualmente, é considerado bastante seguro e eficaz.

Quanto tempo dura o internamento?

De uma forma geral são apenas 3 dias internados, sendo um dia na unidade de terapia intensiva (UTI), para fins de observação e outro dia no quarto.

Quais os tipos de derrame?

O acidente vascular cerebral (AVC), popular derrame, apresenta 2 tipos:

 

  • Acidente vascular hemorrágico. É o tipo mais grave e acontece quando um vaso se rompe, levando a um sangramento no cérebro.
  • Acidente vascular isquêmico. O tipo mais comum de AVC é causado pela interrupção no fluxo de sangue em uma região específica do cérebro.
Como identificar um derrame?

Através dos seguintes sintomas:

 

  • Alteração da força muscular ou formigamento, principalmente dos braços, pernas ou de um lado do corpo.
  • Assimetria facial.
  • Dificuldade na fala.
  • Movimentação da língua.
O que é o começo de derrame?

De acordo com dados do Ministério da Saúde, o Acidente Vascular Cerebral (AVC) é uma das principais causas de mortalidade e sequelas no Brasil.

Conheça alguns sintomas que podem ajudar a detectar o AVC logo no começo: alteração da força muscular ou formigamento, principalmente dos braços, pernas ou de um lado do corpo.

O que faz entupir as artérias?

O risco de ver suas artérias estreitar aumenta com a idade, a hipertensão, o tabagismo, uma dieta rica em gordura, a falta de exercícios, a presença diabetes. O diâmetro das nossas artérias pode ficar reduzido até a obstrução, devido a esses fatores.

Quais os sintomas de veia entupida ?

Dormência ou fraqueza súbita na face ou nos membros (muitas vezes em apenas um lado do corpo), dificuldade repentina para falar ou de compreensão.

O que não devo fazer após procedimento?

Nas primeiras 24 horas não deverá dobrar o joelho bem como a coxa do lado puncionado (local da acesso) e sempre que puder realizar exercicios com o tornozelo. Você poderá caminhar vagarosamente após a alta hospitalar. Se necessário poderá subir escadas, porém, lentamente. Evitar esforço fisico por 7 dias.

Posso dirigir normalmente após o procedimento?

Somente após 3 dias.

Atividade sexual.

Você poderá reiniciar atividades sexuais dois dias após a alta hospitalar.

Quando posso retornar ao trabalho?

Trabalho que não exija atividades físicas podem ser reiniciados 48 horas após o procedimento. Se você realiza trabalhos pesados, recomenda-se reinicio das atividades 7 dias após o procedimento.

Posso praticar exercícios normalmente após o procedimento?

Somente após 30 dias.

Em caso de dor intensa e aumento de volume na virilha, o que devo fazer?

Retornar ao hospital que realizou o procedimento e contatar a equipe médica.

Posso manter as medicações normais após o procedimento?

Manter a mesma medicação e dieta anteriormente ao exame, com exceção dos anticoagulantes e medicações que contém metformin.

Qual a diferença entre aneurisma e derrame (AVC)?

Acidente vascular cerebral (AVC) consiste em uma doença cerebral causada por um problema de sua vascularização. Pode ser isquêmico, quando há uma obstrução da passagem de sangue pela artéria e, consequentemente, isquemia cerebral (morte do tecido), ou hemorrágico, quando há o rompimento dos vasos e consequente hemorragia intracraniana (dentro da cabeça), esse podendo ocorrer em decorrência de outros problemas de saúde, como pressão alta, placa de gordura e malformações dos vasos.

O aneurisma cerebral é uma das causas de acidente vascular cerebral (AVC) do tipo hemorrágico, e está relacionado a altas taxas de mortalidade e de comprometimento neurológico dos pacientes. Os principais sinais do AVC são: perda repentina da força muscular, dormência na face, no braço e na perna, tonturas, alterações da memória, formigamentos de um lado só do corpo e perda da visão de um dos olhos. Nos casos de AVC hemorrágico, podem ocorrer também dor de cabeça repentina, náuseas e vômitos.

Locais de atendimento:

 

CENTRO

R. Emiliano Perneta 860 CJ 1706.

(41) 3039-8439 | (41) 99941-9323

 

BATEL

Av. do Batel, 1889.

(41) 3312-3000

 

E-MAIL

contato@marcelobolcato.com.br

Contato:

× Marque Sua Consulta!